Entenda o caso Cesare Battisti



Segue abaixo alguns conceitos básicos para a compreensão do caso.
Extradição: Retirada compulsória de um estrangeiro do território brasileiro quando o mesmo comete alguma irregularidade no País que solicita a extradição.
- Podem ser extraditados do Brasil aqueles que forem estrangeiros ou naturalizados, nunca os natos.
Os estrangeiros não possuem limites para a extradição, salvo em caso de crimes políticos e de opinião.
Os Naturalizados podem ser extraditados em dois casos:
-- Por crimes comuns - antes da Naturalização
-- Por crime de tráfico de drogas (33/11.343) - antes ou depois da naturalização.

Deportação: Retirada compulsória de um estrangeiro do território brasileiro quando este está irregularmente residindo no Brasil.

Expulsão: Retirada compulsória de um estrangeiro do território brasileiro quando comete ato contra à segurança nacional ou contra ao Estado Democrático de Direito.

Reclamação Constitucional: instrumento processual presente na constituição Federal que serve para evitar que uma decisão, ordem, do Supremo Tribunal Federal ou Supremo Tribunal de Justiça seja contrariada.

O Supremo Tribunal Federal (STF) analisa, com fundamentos jurídicos, o caso e decide se é ou não viável a extradição. Ficando a cargo do Presidente da República a decisão da extradição. Se por acaso o STF declarar que a extradição é inviável sequer o caso chega ao Presidente da República.

















A República Italiana ajuizou Reclamação Constitucional (RCL 11.243) contra a decisão do Presidente da República que negou o pedido de extradição do nacional italiano Cesare Battisti. Afirmava a Itália que o então Presidente Lula havia contrariado a decisão soberana do STF. Mas como sabemos a decisão da extradição ou não fica a cargo do Presidente da República, sendo o STF apenas um tipo de 'analista' que decide se é viável o pedido com argumentos jurídicos.

O SENHOR MINISTRO GILMAR MENDES (Relator)

LINKS ÚTEIS:




NÃO ESQUEÇA DE QUE ESTE DOCUMENTO É APENAS UM CAMINHO PARA OS SEUS ESTUDOS, BUSQUE MAIS FONTES NA INTERNET, LIVROS E SLIDES DO PROFESSOR.
BONS ESTUDOS E ÓTIMO DESEMPENHO.

Leave a Reply

Tecnologia do Blogger.